Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > GARAGEM > MECÂNICA
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (0)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

Mudar de gasolina para Alcool

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gasoline Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Data de adesão: 20/Junho/2005
Estado: Offline
  Citação de  Gasoline Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Tópico: Mudar de gasolina para Alcool
    Enviado: 23/Outubro/2005 às 14:33
Boas!!

O uso de Alcool como combustível reduz as emissões e aumenta a potência do motor, além de aumentar o consumo (o que com o preço da gasolina, dá ainda um saldo positivo na relação €/km). Reduz também o risco de detonações (engine knocks) e reduz os depósitos de carvão no motor.

Gostava de saber quais os custos associados a mudar o nosso combustível de Gasolina para Etanol (vulgo alcool etílico)

Pelo que tenho lido (ainda me estou a informar sobre esta modificação), e junto no fim alguns links, as modificações não vão ser muito extremas, e o motor vai ter uma duração maior, além de que, graças ao nosso clima, vai ser possível a nossa motinha/carrinho andar somente a E85 (85% alcool 15% Gasolina em termos volumétricos). O que dá uma octanagem de cerca de 105.

http://en.wikipedia.org/wiki/Alcohol_fuel

http://journeytoforever.org/biofuel_library/ethanol_motherea rth/me1.html

http://journeytoforever.org/biofuel_library/ethanol_motherea rth/me2.html

Pronto, cá está!

Os textos são em inglês, qualquer dúvida, posso ajudar.

A minha dúvida prende-se mais com os custos associados às modificações necessárias. Conhecem alguma casa que faça esta transformação?

Edit: se isto for viável, vou mudar o meu nick, tá garantido
+1 Blog

<a href="http://bit.ly/UNIydJ" ta
Voltar para topo
Pepe le pur Drop-Down Menu
Piloto Oficial Motonline
Piloto Oficial Motonline

Data de adesão: 15/Outubro/2003
País: Portugal
  Citação de  Pepe le pur Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Outubro/2005 às 19:45
Que venha esta ou outra solução mas que venha rápidamente senão daqui a pouco tempo é preciso pedir crédito a uma instituição bancária para pôr gasolina na mota:Os transportes publicos no Brasil, já a alguns anos que recorrem a combustiveis alternativos, nesse caso, a alcool tambem.Em Portugal não tenho conhecimento de nenhuma empresa que faça essa alteração.As empresas que fazem as alterações de gasolina para gaz, tambem se estão a aproveitar dos consecutivos aumentos de combustivel, para aumentarem tambem o preço da montagem de sistemas de gaz nas viaturas, há uns anos conseguia-se boas instalações por 150contos (moeda antiga) agora já ronda e em alguns casos ultrapassa os 300 contos.  
Voltar para topo
Gasoline Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Citação de  Gasoline Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Outubro/2005 às 19:53
Pelo que ainda estou a pesquisar, esta alteração não altera a maneira como o combustível (neste caso Gasohol) é armazenado nem injectado, pelo contrário, são alterações pequenas a nível de carburação (a relação combustível/ar aumenta) e se calhar alguma alteração a nível da ignição, por causa do aumento de octanas, penso eu de que...

De facto, no Brasil, muito do combustível varia entre os 24% de alcool e os 100% (E24 e E100, respectivamente).

Em relação às motas, embora o alcool exija uma taxa de compressão elevada, podemos manter a taxa de compressão das nossas "bichas" porque, normalmente elas andam pelos 12:1 o que já é razoável, mesmo para o etanol.
+1 Blog

Voltar para topo
ElitDarkPhoenix Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 19/Dezembro/2003
  Citação de  ElitDarkPhoenix Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Outubro/2005 às 22:54
Epa... eu ja te estou mesmo a ver a parar numa farmacia para abasteceres de alcool  tens a certesa que isso 'e viavel economicamente?
My hearth… Is cold… My soul… Is free… I am a Stranger in your Land…
Honda CB 500 1998 Preta
Honda CBR 600 F 2000 Preta
Suzuki GSX1300R Hayabusa 2009 Preta
<-- Niko 2001/2007 Preto
Voltar para topo
MotoAddicted Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 18/Novembro/2004
  Citação de  MotoAddicted Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Outubro/2005 às 23:07
será k isso é viavel numa 2T ??
 o mais complicado no alcool é mesmo o arranque. Já existiam sistemas de alimentaçao a alccol k também teem um reservatorio pequeno com gasolina para arrancar depois através de uma alavanca mudava-se para o alcool, li isso algures mas ja na me lembro onde...
15% gasolina e 85% alcool... vamos lá ver se a consigo por a trabalhar...
Amanhã faço o teste depois digo como correu...
Wish me luck

Fikem bem.
2strokefever
Yamaha DT125R Hypermotard
Voltar para topo
serpentdream Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 26/Agosto/2005
  Citação de  serpentdream Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Outubro/2005 às 23:47
Quanto à duração do motor, não sei.Parece que o maior problema do álcool é ser muito corrosivo.

De qualquer maneira, a gasolina que pagamos a preço de ouro já contém, actualmente, até 12% de álcool.
Voltar para topo
Gasoline Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Citação de  Gasoline Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 23/Outubro/2005 às 23:53
Motoaddicted, não faças isso, tens de rectificar os carburadores...

Os sistemas de que falas em princípio não serão necessários em Portugal, devido ao nosso clima.

O que acontece é que em temperaturas baixas o alcool tem dificuldades em pegar

Edit: Acho que as gasolinas agora só devem conter até 10% de alcool porque há motores que não estão preparados para levar mais do que isso, pelo menos de etanol... em relação ao metanol (alcool metílico---> de metano, se quiserem) podem levar até 5%. São dois alcoois, se calhar falavas dessa mistura...
+1 Blog

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  MotoAddicted Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 12:06
Tarde demais... já fiz
Começei por tirar o resto de gazolina que tinha na cuba, desliguei a mangueira do deposito e deixei sair os restos da mangueira, fiz a mistura de 20mL de gasolina por 80mL de alcool, fiz um deposito "a la minuta", com um frasco e outra torneira qu tinha praqui, deitei la os 100ml da mistura abri a torneira rezei 2 pai nossos( esta parte ja sou eu a inventar) dei ao kick e..... VRUMPUPUPUPUMrupupumpumpupmupmupm ficou a trabalhar tal e qual como qd era só gasolina talvez até melhor, ainda dei umas gazadas, na resposta nao notei diferença em relaçao á gasolina so nao fui dar uma volta nela porque como akilo é 2T nao sei que quantidades de oleo devo por e alem disso so com 100 ml nao dava pa ir muito longe

Agora uma curiosidade utilizei alcool sanitário a 96% cada frasco de 250mL custa €0,70 e se um litro de gasosa 95 s/chumbo custa aprox €1,30(o que é menos de metade do preço do alcool) nao vejo o porque da mudança.....

**EDIT**************************************************** ***
Esquecime de referir que aquilo nao faz fumo é uma especie de vapor e nao xeira mal até tem um xeiro agradável.

Agora o pior é se ela se habitua ao alccol depois anda toda aos SsSsS a mandar-se po chao e a parar nas tascas todas.....

2strokefever
Voltar para topo
serpentdream Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 26/Agosto/2005
  Citação de  serpentdream Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 12:58
Eis aqui um bom artigo sobre as vantagens e desvantagens do álcool como combustível:

http://www.permaculture.com/alcohol/book/qualities.shtml

Como disse antes, a maior desvantagem parece ser a corrosão de certos metais e borrachas.
Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  MotoAddicted Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 18:11
Aproveitei k ela me pediu a reserva e pus 250mL de alcool em 500mL de gasolina(mistura a 2,5% s/chumbo 95+oleo 100%) mais um bocadinho de oleo 100% sintetico pa lubrificar o motor e dar alguma protecçao aos plasticos e metais do sistema(pode-se dizer k tou a utilizar uma gasolina E33...
ja fui dar uma volta mas nao puxei muito por ela, a minha mota carburava mal "em baixas" enrola-va-se um bocadinho e quando aquecia queria ir abaixo se para-se com a embraiagem e a mudaça engatada, agora nota-se é logo menos fumo e um cheiro diferente, um ralentim mais vivo e ja nao quer ir abaixo quando paro.
Agora vamos lá ver como é k se porta kd for puxada...

Utilizei um frasco inteiro de acool sanitário 96.6%(250mL) que me custou €0,80 e foi o que achei mais barato aqui numa loja ao pe de casa pois tive no supermercado e o mais barato que encontrei custava €0,99.
Eu estou só a testar pois continuo a achar que em ves de se virarem po alcool limitem.se a usar s/chumbo95 é mais k suficiente para qualquer mota e eu encontrei uma soluçao milagrosa para diminuir os consumos, esperiementem rodar so metade do punho e não estiquem as mudanças (3000 ou 4000 rpm sao suficientes) vao notar logo os consumos a melhorar....
2strokefever
Voltar para topo
Biker_Boy_RR Drop-Down Menu
Condutor de Fim-de-Semana

Data de adesão: 12/Outubro/2004
  Citação de  Biker_Boy_RR Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 18:21

LOL ai partim a rir com isto a mota funciona mesmo??? Secalhar quando arranjar a minha tambem esperimento e uns videos disso a roncar a alcool??

fikem bem RR

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  MotoAddicted Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 20:31
Videos?? É a mesma coisa o funcionamento é praticamente igual a  meteres a mota a trabalhar com uma gasolina com 100 octanas.... so que em vez de fazer fumaceira faz tipo vapor pois o alcool proporciona uma combustao mais limpa e homogénea, outra coisa o alcool é bom para de vez em quando fazer uma limpeza do motor, arranca depositos de carvao nos pistons, colectores, valvulas....
E se tiveres a trabalhar com uma mistura rica  até te refresca mais o motor que a gasolina, no caso de estares a utilizar uma mistura muito pobre aí sim é perigoso para o motor.....
2strokefever
Voltar para topo

Citação de  Biker_Boy_RR Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 20:51

Rica ? Pobre?

Especifica isso ai!

fika bem RR

Voltar para topo
Maçarro
Maçarro

Citação de  MotoAddicted Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 21:29
Mistura rica: +combustivel  do que oxigénio(comburente)
Mistura pobre: + oxigénio do que combustivel

Agora fui até ao café  estiquei as mudanças todas corresponde bem e em altas nao se sente aquela violencia da gasolina 95(as vezes quado puxava por ela até ao limite parecia que se tava a partir toda)
Quando fui pegar nela pa vir para casa, como o tempo arrefeceu recusou.se a pegar sem choke, pus o choke pegou com um kick, depois desliguei mas tive de voltar a ligar porque morria quando ia arrancar, arranquei ela aqueceu, desliguei o choke e pronto vim outra x a abusar dela para casa, tá um mimo
a quem axar k vale a pena pagar o preço do alcool k vá em frente.....

Ps: Amanha ja vou atestar com a bela da s/chumbo 95 outra vez a nao ser que arranje alcool a 1€ o litro aí já vale a pena.
2strokefever
Voltar para topo
Gasoline Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Citação de  Gasoline Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 24/Outubro/2005 às 23:50
Pronto, temos uam experiência positiva...

Isso de não pegar é normal, mas pensava que fosse só em climas mais frios...

Fui hoje ver o preço do alcool etílico, e não vale a pena, só em países produtores de alcool é que vale a pena (Brasil, por exemplo) pois o alcool está muito mais barato que a gasolina.

Não deitar fumo é normal, porque o alcool (CH3COOH) ao queimar vai deitar monóxido de carbono e água, mas embora o monóxido de carbono seja mais poluente do que o dióxido (gás com maior percentagem no escape dos motores a gasolina) o monóxido expelido na combustão do etanol é em menor quantidade do que na gasolina, e há muito mais vapor de água expelido do que na combustão da gasolina.

Fica aqui a nota, então.
+1 Blog

Voltar para topo
MotorGus Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 24/Janeiro/2005
  Citação de  MotorGus Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 02/Novembro/2005 às 10:51

Viva

Citando Motoaddicted:

Mistura rica: +combustivel  do que oxigénio(comburente)
Mistura pobre: + oxigénio do que combustivel

Não está totalmente correcto. A mistura normal é de 14 partes de ar para 1 parte de combustivel. Estima-se que em condução economica (consumos mais baixos) sejam de 16 a 17 partes de ar para 1 parte de combustivel, e que numa condução exigente, baixe para as 10 a 12 partes de ar para 1 parte de combustivel.

Se existir mais combustivel do que ar, a reacção quimica não se realiza. Pode ter sido apenas um erro de escrita e o significado estar perfeitamente compreendido, mas convem indicar.

Sobre as brincadeiras a alcool, também ja foi dito que o alcool exige mudanças serias de alguns componentes do sistema de admissao, simplesmente porque corroi metais, juntas e vedantes.

Além do mais, o funcionamento a alcool aumenta a temperatura operacional do motor, pelo que funcionamento prolongado num sistema concebido para gasolina convencional, pode gerar sérios danos.

Os brasileiros é que costumam fazer essa brincadeiras nas CG125 twister muito famosas nos lados deles, embora sem grandes resultados a medio/longo prazo.

Mota? eu!?
Voltar para topo
dfelix Drop-Down Menu
Piloto Oficial Motonline
Piloto Oficial Motonline

Data de adesão: 20/Maio/2004
  Citação de  dfelix Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 02/Novembro/2005 às 11:15

Qual o preço por litro do Alcool em Portugal?

É que tenho ideia de que não é mais barato que a gasolina...

Voltar para topo

Citação de  Biker_Boy_RR Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 02/Novembro/2005 às 13:43

Quando fui pegar nela pa vir para casa, como o tempo arrefeceu recusou.se a pegar sem choke, pus o choke pegou com um kick, depois desliguei mas tive de voltar a ligar porque morria quando ia arrancar, arranquei ela aqueceu, desliguei o choke e pronto vim outra x a abusar dela para casa, tá um mimo
a quem axar k vale a pena pagar o preço do alcool k vá em frente.....

[/QUOTE]

Choke??? o que é isso?

Os preços são tao elevados porque sao quantidades pequenas se comprarem um garrafão de 5L certamente que o preço ira baixar!!

Fikem bem RR

Voltar para topo
miguel Drop-Down Menu
Moderador
Moderador
Se tentarem clicar na imagem não dá! :-(

Data de adesão: 16/Setembro/2003
  Citação de  miguel Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 02/Novembro/2005 às 14:14
é o ar
Voltar para topo
dfelix Drop-Down Menu
Piloto Oficial Motonline
Piloto Oficial Motonline

Data de adesão: 20/Maio/2004
  Citação de  dfelix Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 02/Novembro/2005 às 14:39

Post criado por Biker_Boy_RR

Os preços são tao elevados porque sao quantidades pequenas se comprarem um garrafão de 5L certamente que o preço ira baixar!!

Mas convinha se ter uma ideia dos valores antes de se começar a divagar...

Voltar para topo
 Responder Responder Página  12>

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu

Página aberta em 0.328 segundos..