Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > DIREITOS & DEVERES > LEGISLAÇÃO
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (0)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

Conduzir ciclomotor carta B

Responder Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
bizarro Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 11/Maio/2006
País: Portugal
Estado: Offline
  Citação de  bizarro Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 13/Fevereiro/2009 às 10:13
Post criado por Mary 91

Acho mal..
A minha mãe na carta pode conduzir ciclomotores o motociclos de 125cc e nunca tirou a carta de mota...
Nao percebo porque o pessoal que tem carta de carro não pode conduzir ciclomotores...

Isso é muito estranho.. que eu saiba nunca foi permitido em PT conduzir motociclos com carta B. O máximo que era (é) permitido são as 50cc

Voltar para topo
Mary 91 Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 03/Fevereiro/2009
  Citação de  Mary 91 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 13/Fevereiro/2009 às 13:23
Na altura ela pagou e ficou copm a 125... apesar de nao ter aulas...
Voltar para topo
nunop2 Drop-Down Menu
Moderador
Moderador
Membro Honorário

Data de adesão: 20/Novembro/2003
  Citação de  nunop2 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 13/Fevereiro/2009 às 13:45
Se pesquisassem... Disapprove

A carta B dá para conduzir Ciclomotores até 49cc?

AS CARTAS ANTERIORES A 30/03/1998 PERMITEM CONDUZIR MOTOCICLOS ATÉ 50CC.

Post criado por nunop2

SIM! Se esta for ANTERIOR a 30 de Março de 1998

De acordo com o Decreto-Lei 209/98:

Artigo 49.o
Condução de ciclomotores e de motociclos de cilindrada
não superior a 50 c. c.
1 — Os titulares de carta de condução válida para
a categoria B, cuja habilitação tenha sido obtida até
30 de Março de 1998
, consideram-se habilitados para
a condução de ciclomotores.
2 — Os titulares de licença de condução de ciclomotores,
cuja habilitação tenha sido obtida até 30 de Março
de 1998, consideram-se habilitados para a condução de
motociclos de cilindrada não superior a 50 c. c.
3 — Quem, sendo titular de carta de condução que
não habilite a conduzir veículos da categoria A ou não
se encontrando habilitado nos termos dos números anteriores,
conduzir ciclomotor ou motociclo de cilindrada
não superior a 50 c. c. é sancionado com a coima prevista
no n.o 8 do artigo 124.o do Código da Estrada.

Download AQUI (página 13).

Isso é 'automático', ou seja não está averbado nas categorias da carta mas é permitido (nem todos os agentes conhecerão este Decreto Lei, mas se levantado qualquer auto o mesmo deverá ser anulado).

Post criado por Mary 91

Acho mal..
A minha mãe na carta pode conduzir ciclomotores o motociclos de 125cc e nunca tirou a carta de mota...
Nao percebo porque o pessoal que tem carta de carro não pode conduzir ciclomotores...

Será que é mesmo 125cc? Está averbado nas categorias da carta? Se sim pode ser simplesmente um erro.
Se ela PAGOU a carta e não teve as aulas... Confused Confused Confused Confused Confused

Abraços!
Voltar para topo
Mary 91 Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  Mary 91 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 13/Fevereiro/2009 às 14:10
Pois nao sei... é o que diz na carta da minha mae a1 completa...
A do meu pai teve conduçao e tem AL completa...
Voltar para topo
nunop2 Drop-Down Menu
Moderador
Moderador
Membro Honorário

Data de adesão: 20/Novembro/2003
  Citação de  nunop2 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 13/Fevereiro/2009 às 14:25
Hummmm... se tem a categoria A1 averbada na carta pode conduzir motociclos até 125cc MAS LIMITADOS a 11KW

Segundo o ACP: (http://autos.acp.pt/uteis_carta.php?activo=carta)

Condições de Obtenção

Nos termos do artigo 126.º do Código da Estrada, só pode obter título de condução quem satisfaça cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Possua a idade mínima de acordo com a categoria a que pretenda habilitar-se;
b) Tenha a necessária aptidão física, mental e psicológica;
c) Tenha residência em território nacional;
d) Não esteja a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
e) Tenha sido aprovado no respectivo exame de condução;
f) Saiba ler e escrever.

Para obtenção de carta de condução são necessárias as seguintes idades mínimas, de acordo com a habilitação pretendida:

Categoria/ Subcategoria Veículo a que habilita Idade Mínima
Subcategoria A1 Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW.
16 anos *
Categoria A Motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, com ou sem carro lateral.
18 anos **
Subcategoria B1 Triciclos e quadriciclos.
16 anos *
Categoria B Automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior, com peso bruto do conjunto não superior a 3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque exceder a tara do
18 anos
Subcategoria C1 Automóveis pesados de mercadorias cujo peso bruto não exceda 7500 kg, a que pode ser atrelado um reboque de peso bruto até 750 kg.
21 anos ***
Categoria C Automóveis pesados de mercadorias, a que pode ser atrelado reboque de peso bruto até 750 kg.
Subcategoria D1 Automóveis pesados de passageiros com lotação até 17 lugares sentados incluindo o do condutor, a que pode ser atrelado um reboque de peso bruto até 750 kg.
21 anos
Categoria D Automóveis pesados de passageiros, a que pode ser atrelado reboque de peso bruto até 750 kg.
Categoria B+E Conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B.
18 anos
Subcategoria C1+E Conjuntos de veículos compostos por veículo tractor da subcategoria C1 e reboque com peso bruto superior a 750 kg, desde que o peso bruto do conjunto não exceda 12000 kg e o peso bruto do reboque não exceda a tara do veículo tractor. 21 anos ***
Categoria C+E Conjuntos de veículos compostos por veículo tractor da categoria C e reboque com peso bruto superior a 750 kg.
Subcategoria D1+E Conjuntos de veículos compostos por veículo tractor da subcategoria D1 e reboque com peso bruto superior a 750kg, desde que, cumulativamente, o peso bruto do conjunto não exceda 12000 kg, o peso bruto do reboque não exceda a tara do veículo tractor e reboque não seja utilizado para o transporte de pessoas.
21 anos
Categoria D+E Conjuntos de veículos compostos por veículo tractor da categoria D e reboque com peso bruto superior a 750 kg.

Abraços!
Voltar para topo
Mary 91 Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Citação de  Mary 91 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 13/Fevereiro/2009 às 20:04
Epa nem me voltes a falar nisso ja apanhei grande seca de codigo....Wacko
Mas so se for isso nao sei....
So sei que a mulher nem como pendura se mete em cima de motas...
É um medo tao grande que se assusta so com o barulho dos aspiradores (scooters)
Também a minha mãe ja tem carta a quase 20 anos....
Eu agora se tudo correr como previsto vou ficar com AL e com B
é seca nao se puder fazer so um codigo....
Voltar para topo
Ric Mat Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro

Data de adesão: 10/Setembro/2008
  Citação de  Ric Mat Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 06/Maio/2009 às 23:15
é uma chatice mas pelo que eu sei é como diz acima, quem tirou carta B antes de 98 pode conduzir ciclomotores até 49cc, essa dos 125cc, tambem segundo sei, já acontece em alguns paises europeus, ter carta B e estar habilitado a conduzir motociclos até 125cc, não sei é porque é que em Portugal só estamos habilitados a 50cc quem tirou antes de 98, os que tiraram depois não sabem provavelmente mais que os que tiraram antes? não era suposto haver evolução nestas coisas? mas claro, eu que até tirei antes e tou farto de andar na estrada tenho que tirar o código de motociclos, é muito dificil conduzir um motociclo de modo igual a um automovel, com civismo e respeito pelos demais utentes, tenho que saber a porra toda da mecanica, dos passsageiros e demais limites de velocidade, faltava os sinais já agora.
TZR
Voltar para topo
 Responder Responder Página  <123

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu

Página aberta em 0.235 segundos..