![]() |
Travão da frente ou de trás á Chuva? |
Responder
|
Página 123 6> |
| Autor | |
Boris
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Encontrar mensagens de Membros
Adicionar à minha lista de Amigos
Maçarro
Data de adesão: 16/Setembro/2003 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 13 |
Citação de Resposta
Tópico: Travão da frente ou de trás á Chuva?Enviado: 31/Outubro/2003 às 22:55 |
|
Pois é mais uma questão onde gostava de ter a vossa ajuda... Na escola de condução sempre me ensinaram a travar sempre com o da frente, e estou tão habituado que quando quero usar o de trás quase k tenho de me concentrar Mas agora em tempo de chuva já me aconselharam a usar mais o de trás, gostava de saber as vossas opiniões... Obrigado, |
|
|
1 Abraço
Boris |
|
![]() |
|
lokico
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Maçarro
Data de adesão: 16/Setembro/2003 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 144 |
Citação de Resposta
Enviado: 31/Outubro/2003 às 23:01 |
|
Olá`; Aconcelho-te a travar com os 2 mas com moderação e em curva não te aconcelho a travar com o da frente em chuva. Abraços Lokico |
|
![]() |
|
lokico
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Maçarro
Data de adesão: 16/Setembro/2003 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 144 |
Citação de Resposta
Enviado: 31/Outubro/2003 às 23:29 |
|
Olá; O instrutor nem andar de bicicleta sabia de certeza . E tu ??! Abraços Lokico |
|
![]() |
|
SFMBR
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Página Inicial dos Membros Visitantes
Moderador
Membro Honorário do Norte Data de adesão: 03/Outubro/2003 Estado: Offline Mensagens: 4210 |
Citação de Resposta
Enviado: 01/Novembro/2003 às 00:56 |
|
Oi jovem vê este post criado pela nossa Shannuka k mais uma vez esteve 5 estrelas.. e opinioes do pessoal... http://motonline.clix.pt/left/clube_motonline/forum_new/forum_posts.asp?TID=60&PN=1
Cumps, SFMBR Editado por SFMBR |
|
|
Carpe Diem....
|
|
![]() |
|
Papa.Curvas
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Condutor de Fim-de-Semana
Membro Honorario Data de adesão: 04/Outubro/2003 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 542 |
Citação de Resposta
Enviado: 01/Novembro/2003 às 03:40 |
|
Olá Boris! O travão da frente é o que pára realmente a moto, o traseiro serve para estabilizar a travagem. Por norma utilizo sempre os dois travões, começando pelo de trás uns momentos antes de utilizar o da frente. Isso permite equilibrar a distribuição de pesos na moto, para que não afocinhe demasiado e para que não fique com a traseira a saltitar ( a da mota!! As travagens em curva só mesmo se absolutamente necessário, por sistema preparo tudo - travagem, redução - antes de entrar na dita. O travão de trás mantenho-o durante todo o processo de travagem, o da frente uso-o como se tivesse um "ABS manual", isto é, com travagens fortes em sucessão rápida: isto permite travar forte sem correr o risco de um bloqueio da roda da frente, principalmente em pisos escorregadios ou com fraca aderência. Em piso molhado, uso principalmente o travão motor andando uma mudança abaixo do normal e auxilio com o travão de trás; o da frente só quando estou quase parado, ou em caso de emergencia uso com o "ABS manual" + travão de trás. Flashadas e V's! Editado por Papa.Curvas |
|
|
http://www.palcoprincipal.com/bandoamargem
|
|
![]() |
|
thunder
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Maçarro
Data de adesão: 17/Setembro/2003 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 143 |
Citação de Resposta
Enviado: 02/Novembro/2003 às 03:47 |
|
Eu uso sempre mais o travãoda frente que o de trás. Se travas com o da frente sentes a mota a travar enquanto que com o de tras sentes que a mota arrasta-se. A diferença é que em chuva auxilio mais com o de trás e tento sempre travar com mais distância. Nunca te aproximes tanto dos obstaculos que tens a frente, principalmente carros. Quanto ao "PONTO 7" do texto da Shannuka, acima referido, tenho algumas duvidas, não dizendo que está de todo errado. Tem a sua logica usar uma mudança abaixo da normalmente utilizada, mas não te esqueças que á minima aceleradela a mota responde com mais aceleração e em piso "EMPEDRADAO", pode significar alguns sustos ou saidas de traseira. Portanto tambem tem logica se te disser para andares com uma mudança acima(se possivel), pois sempre que apanhes algum susto(animal ou outro) e acelerares de repente sabes que a mota não te "sacode" em nenhuma direção.
Abraços e Beijos |
|
![]() |
|
rfhnc
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Data de adesão: 17/Setembro/2003 Estado: Offline Mensagens: 985 |
Citação de Resposta
Enviado: 02/Novembro/2003 às 17:52 |
|
com o da frente e auxilia com o de tras para establizar a moto.
|
|
![]() |
|
miguel
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Moderador
Se tentarem clicar na imagem não dá! :-( Data de adesão: 16/Setembro/2003 Estado: Offline Mensagens: 1266 |
Citação de Resposta
Enviado: 02/Novembro/2003 às 22:48 |
|
boas, discordo com que diz q é o da frente, à chuva ou em qualquer piso escorregadio usa o de tras, porque se o da frente começa a deslizar, ou o largas logo nesse instante ou entao só sabes que estava a deslizar quando estiveres estatelado no chao ao lado da moto... o de tras pode muito bem fugir que é bastante mais controlavel, e se quiseres podes ir treinando para saberes o limite do teu pneu ou da tua moto, começa por velocidades baixas e vai aumentando.. mas sem exageros!.. assim nao te borras todo quando a traseira te fugir !
se quiseres ler mais sobre isto eu dp deixo outro post a falar sobre isso, mas o melhor é mesmo travar com o motor e com o travao traseiro. Fiquem bem
|
|
![]() |
|
admin
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Administrador
Data de adesão: 26/Janeiro/2003 Estado: Offline Mensagens: 1650 |
Citação de Resposta
Enviado: 02/Novembro/2003 às 23:27 |
|
à chuva depende muito. Se fores em recta, deves travar com os dois travões, sempre com maior incidencia sobre o da frente, e puxar o corpo mais para trás. Logicamente que não deverás andar muito depressa à chuva, porque a moto até pode segurar bem em travagens normais, mas se tens o azar de ter que travar num curto espaço, então aí é chão certinho. Deves aplicar mais travão de trás em chuva do que em seco, mas isso depois depende do estilo e experiência de cada um. Se fores em estrada aberta, é uma condução normal, tal como em seco, mas deverás ter sempre em conta que a moto não agarra tão bem como em piso seco...nem na travagem e muito menos a curvar. O travão da frente é o que realmente pára a moto, pois se reparares, quando apertas o travão da frente, o teu corpo e todo o peso da moto vai para a frente, enquanto que se travares só com o de trás o teu corpo quase não sofre inércia nenhuma. Por isso, o da frente é aplicado em qualquer travagem, e quando precisas de travar mesmo a fundo, usa a caixa, travão da frente com força e ajuda com o travão de trás. Eu em cidade uso mais o travão de trás para aquelas mudanças de direcção, pois ajuda a virar a moto dum lado para o outro. Em curva, poderás logicamente travar com o da frente, mas é uma técnica para os mais experientes, pois tem os seus riscos e as suas vantagens. Editado por admin |
|
|
Não fujam, não!!!
|
|
![]() |
|
thunder
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Maçarro
Data de adesão: 17/Setembro/2003 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 143 |
Citação de Resposta
Enviado: 06/Novembro/2003 às 00:45 |
|
O Admin tem razão, mas cuidado ao travarem com o travão da frente numa curva. É que quando se trava com o travão da frente numa curva a mota levanta ou foge-te e vais ao chão, ao travarems com o de trás, irão sentir a mota a inclinar-se mais. Como normalmente usa-se o travão quando se entra depressa numa curva, ao travarem com o da frente correm o risco de piorar a situação e não conseguirem deitar a mota, logo, podem acabar na faixa contrária.
Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas achei que ficava bem esta explicação depois das ultimas linhas do Admin. |
|
![]() |
|
cjrmc
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Recém-Chegado
Data de adesão: 19/Janeiro/2004 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 7 |
Citação de Resposta
Enviado: 19/Janeiro/2004 às 07:52 |
|
real mente omelhor é amdar a velocidades moderadas, e evitar travagens bruscas.Mas de qualquer forma tudo o que possa ser dito, na pratica de nada "serve". O melhor é tentares pôr em pratica os conselhos dados , mas em situações controladas, pois não existe nenhuma formula do bem travar, esta depende de motyo para moto , assim como de piloto, tipo de piso etc...... Assim para não teres surpresas desagradaveis conduz com a maior sgurança posssivel, e vai testando as travagens á chuva.
Boas curvas |
|
![]() |
|
spirit_rider
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Maçarro
Data de adesão: 05/Setembro/2006 Estado: Offline Mensagens: 12 |
Citação de Resposta
Enviado: 24/Abril/2007 às 18:36 |
|
Bom já muito se disse aqui, e bem, como não existe verdade absoluta nestes casos, resta-me dar a minha opiniao. no meu caso travo sempre com os dois ao mesmo tempo e mais ao menos nestas propoções 70% frente, 30% atras. Independentemente de ser em curva ou em recta. quando é para parar a serio é 100% /100% muita paz de espirito e espero para ver o resultado.(normalmente bato sempre de lado) em caso de areia solta aí é ou só atras, ou quanto muito depois de bem aplicado o pedal e a traseira começar a "dar" guiador bem direitinho e aconchego no da frente mas sempre a calcar bem o pedal.
Fiquem bem.
|
|
![]() |
|
P.Rosa
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Data de adesão: 16/Outubro/2004 Estado: Offline Mensagens: 1251 |
Citação de Resposta
Enviado: 24/Abril/2007 às 19:27 |
|
Quando chove, em caso eminente de embate, o melhor é ver qual é a melhor fuga ou o melhor sitio para bater!!! Em uso normal e em chuva, só uso o da frente e a caixa de mudanças, a minha mota tem muita compressão e não é habito recorrer ao travão de tras.
|
|
|
277 - PowerJardas
TL 1000 S | YZF R1 | TL 1000 R | TL 1000 S | Thundercat | Bandit 600 |CRM 125 R | |
|
![]() |
|
spirit_rider
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Maçarro
Data de adesão: 05/Setembro/2006 Estado: Offline Mensagens: 12 |
Citação de Resposta
Enviado: 24/Abril/2007 às 23:22 |
|
Bom, cá está, cada caso é um caso cada moto uma moto e cada conductor têm os seus truques e os seus hábitos, os tópicos servem para trocar-mos impressões e experiencias no meu caso e só no meu caso aprendi que o acto de travar numa moto está associado sempre ao uso do pé e da mão simultaneamente. as poucas quedas não provocadas por terceiros que tive, deveu-se sempre a sustos e ao uso abusivo do travão da frente sem o devido acompanhamento ou da ajuda já tardia do travão traseiro, depois da "sapatada" no da frente.
Isto deve-se á mota que tenho sem duvida, porque a frente afunda que se farta a transferencia de peso se só se travar com o da frente é abismal e basta o guiador estar um nadinha para o lado...quando da "sapatada" adeus frente.
O ideal é conhecer bem a "montada" e usar a tecnica mais adequada ao "animal"
Fiquem bem
|
|
![]() |
|
Tó-YZ125
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Recém-Chegado
Data de adesão: 27/Junho/2008 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 9 |
Citação de Resposta
Enviado: 27/Julho/2008 às 01:50 |
|
Bem desculpem
mas o primeiro travão a utilizar é sempre a caixa, claro também têm de ser utilizado com moderação e também vária em muito da mota que estás utilízar. Porque se metes uma mudança (ou duas)a baixo e largas a embreagem muito bruscamente podes bloquear a roda trazeira entrares em slide e perderes o controle da mota. Por isso aconselho-te a utilizares sempre a caixa por uma razão básica: se na chuva utilizares qualquer travão com a enbreagem apertada sem efeito da caixa vais perder o controle facilmente. Primeio redução da mudança:Pois essa vai reduzir a tua velocidade vai a moxar a mota e depois o cale de cada um e o felling de condução vem ao de cima e mais não conto. Porquê se não, este tema dava um livro.
|
|
![]() |
|
Xtreme Drifter
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Data de adesão: 03/Setembro/2006 Estado: Offline Mensagens: 1261 |
Citação de Resposta
Enviado: 27/Julho/2008 às 04:41 |
|
A primeira e única queda que tive em estrada foi as primeiras chuvas do Outono e deu para perceber os perigos da chuva. Apartir desse momento, baixei o meu ritmo em estrada e chuva muito cuidado.
Não acho que se deva utilizar um travão em específico, ou usar-se primeiro a caixa ou não. Acho sim, que devemos ter (ainda) mais cuidado como travamos, velocidade com que entramos nas curvas, não deitar muito a mota e cuidado com acelerador, principalmente com motas mais potentes. Outra coisa é, MUITO CUIDADO nas rotundas com os residos de óleos que andam por lá. Eu desconfio que a minha queda numa rotunda ou foi devido a óleo ou inclinação. Tive sorte que não vinha ninguém de carro, e vinha devagar (30 km/h). Mesmo assim deu para aprender a lição. Fiquem bem |
|
![]() |
|
Responder
|
Página 123 6> |
| Ir para | Permissões do Fórum ![]() você não pode enviar novos tópicos neste fórum você não pode responder os tópicos neste fórum você não pode deletar suas mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum você não pode criar sondagens nesse fórum você não pode votar sondagens nesse fórum |