![]() |
DÚVIDAS DE TRÂNSITO |
Responder
|
Página 123 4> |
| Autor | |
snowgrill
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Encontrar mensagens de Membros
Adicionar à minha lista de Amigos
Cinquenteiro
Data de adesão: 21/Agosto/2009 Estado: Offline Mensagens: 102 |
Citação de Resposta
Tópico: DÚVIDAS DE TRÂNSITOEnviado: 28/Agosto/2009 às 21:02 |
|
A pedido de muitas famílias aqui está um tópico para tirar toda e qualquer dúvida que surja sobre o Código da Estrada e respectiva Legislação Complementar. No que pudermos ajudar eu e os colegas de profissão cá estaremos para isso!
Venham as dúvidas!
|
|
![]() |
|
GalosBand
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Data de adesão: 15/Abril/2009 Estado: Offline Mensagens: 1046 |
Citação de Resposta
Enviado: 28/Agosto/2009 às 22:00 |
|
Onde posso encontrar a legislação completa impressa?
Ou seja.
Quero o Codigo da Estradae a regulamentação actual, mas em formato livro. Sim esses tijolos que se estudam em advocacia.
|
|
![]() |
|
snowgrill
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Citação de Resposta
Enviado: 28/Agosto/2009 às 22:05 |
|
Tijolos são todos, inclusive os vendido pela guarda ou pela psp
O mais fácil é procurares na net o código e imprimir num office center por exemplo. São cerca de 60 páginas em vez das 600 a 1000 dos livros das Forças de Segurança. |
|
|
Yamaha XJ600S Diversion 1992
|
|
![]() |
|
GalosBand
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Citação de Resposta
Enviado: 28/Agosto/2009 às 22:16 |
Sim, tens razão, se bem que o melhor é imprimir directamente do DR, mas depois a regulamentação em vigor esta dispersa por varios decrecretos de regulamentares o que faz com que gere muita confusão.
Por isso peço o tijolo, que eles tem porque vem tudo explicadinho
Sabes donde se vende?
|
|
![]() |
|
snowgrill
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Citação de Resposta
Enviado: 28/Agosto/2009 às 22:35 |
|
Nós compramos mesmo nas unidades mas não sei se vendem a pessoal civil também... Custa cerca de 20/25 euros. Posso tentar arranjar-te um suporte informático se quiseres
|
|
|
|
|
![]() |
|
vesuvio
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Data de adesão: 12/Agosto/2006 País: Portugal Estado: Offline Mensagens: 131 |
Citação de Resposta
Enviado: 29/Agosto/2009 às 12:47 |
|
Os códigos em livro, sejam eles de q natureza forem, têm um problema, é q têm rectificações, regulamentações e alterações constantes, que faz com que andes sempre com as mesmas fora do livro.
É mais fácil na minha opinião procurares na net, ou teres os códigos em suporte digital e imprimir (dá mais jeito para ler) o q te interessa. Por exemplo: http://portal.codigodaestrada.net |
|
|
Bandit 600
|
|
![]() |
|
H_Lopes
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Data de adesão: 10/Janeiro/2009 Estado: Offline Mensagens: 350 |
Citação de Resposta
Enviado: 29/Agosto/2009 às 20:11 |
|
snowgrill, uma pergunta acerca do que estavam a falar no topico do cumprimento em V, mais propriamente sobre retirar os pés dos devidos apoios.
segundo o que li nao os podemos retirar dos poisa-pés durante a circulaçao, a minha duvida é: Quando ando em terrenos mais arenosos, paralelo inconstante ou zonas mais acidentadas, retiro os pés e desço-os ao chao de forma aumentar a estabilidade e a caso haja algum problema ter logo como me segurar a mim e a moto, ao fazer isto posso ter algum tipo de problemas com a autoridade? |
|
|
|
![]() |
|
GalosBand
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Citação de Resposta
Enviado: 30/Agosto/2009 às 12:32 |
Efectivamente, e pelo que tenho entendido, não se pode, durante a condução, abandonar a posição de condução. Ou seja, não podes tirar as mãos do volante, os pés, etc.
O que propões é efectivamente uma duvida a esclarecer, visto que tecnicamente é necessario faze-lo porque estaras a baixar o centro de gravidade da mota, o que facilita circular a velocidades baixas. Esperamos que a Abominavel Menina das Neves
|
|
![]() |
|
kava kava
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Verdadeiro Motard
Data de adesão: 08/Abril/2009 Estado: Offline Mensagens: 3302 |
Citação de Resposta
Enviado: 30/Agosto/2009 às 14:46 |
|
Bom tópico.
![]() |
|
|
Don't ride faster than your guardian angel can fly
|
|
![]() |
|
snowgrill
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Citação de Resposta
Enviado: 30/Agosto/2009 às 19:44 |
|
Como já foi dito no tópico do cumprimento em V, o CE não é a preto e branco, tem muitas cores.
Com isto quero dizer que, se os tiras dos apoios com vista a obter mais segurança na condução num caso especifico, ninguém te irá autuar. Esse artigo serve para tornar autuável o caso de uma pessoa andar com os pés ou as mãos fora dos devidos lugares para se "armar" por exemplo. Depois vem a expressão célebre "Olha mãe, sem mãos... Olha mãe, sem pés... Olha mãe... Sem dentes!"
|
|
|
|
|
![]() |
|
GalosBand
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Citação de Resposta
Enviado: 30/Agosto/2009 às 22:39 |
|
Vou expor um caso especifico, que acontece aos que fazem viagens grandes.
As motas tem tendencia a libertar vibrações de alta frequencia que são um autentico massagem relaxante para os musculos, deixando-os adormecidos. Ora este adormecimento provoca com que baixe a capacidade de reflexo, pelo que é aconselhavel movimentar os membros para estimular os musculos e melhorar a circulação do sangue.
Isto, sem duvida nenhuma, obriga a soltar as mãos do guiador e a esticar as pernas para provocar esse estimulo.
As forças da ordem tem consciencia disso?
Será valido argumentar isso num possivel recurso?
|
|
![]() |
|
snowgrill
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Citação de Resposta
Enviado: 31/Agosto/2009 às 10:40 |
|
Se existe adormecimento de algum membro, no meu caso, (em viagens longas na AE isso costuma-me acontecer ás mãos), o condutor deve efectuar uma paragem numa estação de serviço por exemplo a fim de recuperar pois não se encontra fisicamente apto a prosseguir.
Precisamente por eu ter experiência própria dessa situação não aceitaria isso como desculpa, de forma alguma. Sendo o CE claro nesse ponto, o argumento não seria válido como recurso, visto que nos casos de cansaço está previsto que pela sua segurança e dos restantes utentes da via que o condutor deve descansar. |
|
|
|
|
![]() |
|
GalosBand
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Citação de Resposta
Enviado: 31/Agosto/2009 às 10:59 |
Sim, entendo o teu ponto de vista.
De facto e atendendo as recomendações de instituições com a DGT (Espanha),ASF (França) ou da propria Prevenção Rodoviaria, eu paro a cada 200km (+/-) para fazer a pausa.
Contudo num dia podes chegar a fazer 800km e ao terceiro ou quarto turno de condução essas dormencias aparecem com muita mais frequencia, não se trata de cansaço ou sonolencia, trata-se de un estimulo que é provocado pela vibrações e que passam com os movimentos que já referi.
De todas a maneiras, concordo com o teu ponto de vista, porque dar isso como desculpa é logo aliado aque levo horas a fio sem parar ou que não dormi a noite.
Obrigada pelo esclarecimento.
|
|
![]() |
|
kava kava
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Verdadeiro Motard
Data de adesão: 08/Abril/2009 Estado: Offline Mensagens: 3302 |
Citação de Resposta
Enviado: 31/Agosto/2009 às 14:38 |
Está previsto no código que esta situação deve ser alvo de autuação. Assim qualquer agente de autoridade tem por obrigação fazê-lo, pois é pago para fazer cumprir a lei. Felizmente, alguns agentes da autoridade fazem mais do que a sua obrigação, conseguem distinguir e ser coerentes perante algumas coisas, como esta, felizmente, mas não são todos. ![]() Assim temos que ficar sujeitos ao bom critério do agente de autoridade que nos calhar na altura. ![]() |
|
|
Don't ride faster than your guardian angel can fly
|
|
![]() |
|
snowgrill
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Cinquenteiro
Citação de Resposta
Enviado: 31/Agosto/2009 às 15:17 |
|
Nunca desejes que os agentes de autoridade cumpram a 100% a sua obrigação de fazer cumprir a lei.
Se agora, fechando os olhos a tanta coisa que vemos, ainda há noticias na comunicação social de algo abstracto a que chamam "caça á multa" e que eu nunca consegui perceber a que se refere, então imagina se ninguém fechasse os olhos e, maquinalmente fizessem cumprir a lei sem olhar a situações. |
|
|
|
|
![]() |
|
Unico
Perfil do Membro
Enviar mensagem privada
Aspirante a Motard
Data de adesão: 19/Março/2004 Estado: Offline Mensagens: 1975 |
Citação de Resposta
Enviado: 31/Agosto/2009 às 19:23 |
Ó GalosBand, Não sei se serão antes vibrações de baixa frequência, pois são estas as de banda mais longa e portanto as que poderão "sentir-se", tal como um baixo eléctrico ou os altifalantes de graves de "power reiforcement" (os graves de frequência mais baixa não se ouvem, sentem-se.) As de alta frequência podem é lixar-te os ouvidos (acima de uns 14000 ou 15000 Hz duvido é que ouças alguma coisa que te incomode). Mas quem seja engenheiro de som diga de sua justiça... E, já agora, se me permites a deixa, a "frequência" cada vez maior do tal "adormecimento muscular" não será tanto assim provocado pelas vibrações propriamente dita (a não ser que conduzas um Dumper ou uma moto sem suspensão). O que se passa é que à medida em que os músculos se mantâm tensos por muitos kms diários, mesmo o descanso nocturno (por norma regado devidamente ou algo do género, o que piora muito a recuperação) não adianta muito em termos de recuperação muscular... O princípio é semelhante ao Yoga ou ao Y Chuan mas aqui é prejudicial. Manter uma tensão muscular passiva ou constante por um longo período, solicita em demasia o músculo que acomula ácido láctico e toxinas que o organismo, em constante esforço, não consegue retirar... Vai daí, a recomendação é: NÃO ingerir álcool em viagens grandes e repetidas (nada de noitadas), beber muitos líquidos e comer muita fruta, não abusando de café ou estimulantes, o que "engana o músculo" mas piora a situação pouco tempo depois... Levar uns pacotes de açúcar ou beber uns sumos sem borbulhas (carregados de açúcar), uma vez ou outra pode ajudar a descomprimir a sensação de fraqueza ou dor... |
|
|
O carácter de alguém não tem a ver com as suas palavras, textos ou pensamentos avulsos! Mas sim, é-nos determinado pela estima, respeito e lealdade nos seus actos e conduta ética com que nos trata!
|
|
![]() |
|
Responder
|
Página 123 4> |
| Ir para | Permissões do Fórum ![]() você não pode enviar novos tópicos neste fórum você não pode responder os tópicos neste fórum você não pode deletar suas mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum você não pode criar sondagens nesse fórum você não pode votar sondagens nesse fórum |