Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > TEMAS > PEÇAS, PRODUTOS E ACESSÓRIOS > ÓLEOS & LUBRIFICANTES
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (0)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

Dúvida sobre óleo de motor

Responder Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Panther667 Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro

Data de adesão: 21/Julho/2009
Estado: Offline
  Citação de  Panther667 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Tópico: Dúvida sobre óleo de motor
    Enviado: 31/Agosto/2009 às 13:36
Boas!
Queria apenas esclarecer uma pequena dúvida sobre óleo de motor... Gostaria de saber se se pode meter o óleo de carros nas motas.
Por exemplo na minha Warrior uso óleo sintético 4T 10W40, poderei meter óleo sintético 10W40 usado nos carros?

Obrigado
Voltar para topo
fabian Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Data de adesão: 15/Janeiro/2005
  Citação de  fabian Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 31/Agosto/2009 às 14:41
Não podes usar óleo de carro. Tens de usar óleo específico para motas.
Voltar para topo
BenjaZ Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 24/Novembro/2007
  Citação de  BenjaZ Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 31/Agosto/2009 às 18:38
poder até podes é só abrir a tampa e meter lá para dentro o que vai acontecer de melhor é a embreagem ficar a patinar e de pior nem vais querer saber.
Não se recomenda nem um bocadinho.
Actuais: CBF 125
Ex: CB500 F, GSX 1400
Voltar para topo
Unico Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 19/Março/2004
  Citação de  Unico Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 31/Agosto/2009 às 20:13
Respostas ERRADAS!

Podes sim! A actual legislação internacional impede o fabrico de produtos lubrificantes para motores a 4T e Diesel incompatíveis entre si.

A única condição é verificares se os requisitos básicos de especificação do fabricante não ficam postos em causa!

Por sinal, abri recentemente um tópico neste sub-Fórum com o intuito de alertar para esta possibilidade.

Ou seja, tens de olhar as outras especificações que usas, solicitadas pelo fabricante.

E vou mais longe. Em situação de aperto, podes na boa usar um ACEA A3 por exemplo para seguir viagem.

O que não podes ou não deves é descer abaixo de um API SG e usar como mínimo, um SAE 5W-40.

Gostava de saber em que se baseiam para afirmar que há lubrificantes para motor incompatíveis ao ponto de não se poderem misturar...

O carácter de alguém não tem a ver com as suas palavras, textos ou pensamentos avulsos! Mas sim, é-nos determinado pela estima, respeito e lealdade nos seus actos e conduta ética com que nos trata!
Voltar para topo
fabian Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Data de adesão: 15/Janeiro/2005
  Citação de  fabian Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 31/Agosto/2009 às 21:52
Eu não percebi que fosse para misturar ou para desenrascar.

Percebi que era para meter esse óleo e só esse.

O que sempre ouvi dizer é que os óleos dos carros não dão para utilizar em motas, pois não servem para lubrificar a caixa de velocidades e a embraiagem.
Voltar para topo
Unico Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  Unico Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 14:29
Post criado por fabian

Eu não percebi que fosse para misturar ou para desenrascar.

Percebi que era para meter esse óleo e só esse.

O que sempre ouvi dizer é que os óleos dos carros não dão para utilizar em motas, pois não servem para lubrificar a caixa de velocidades e a embraiagem.

Ó fabian,

E se fosse para meter só esse?... Desde que cumpra os requisitos de performance do fabricante (ou atendendo a que a especificação ACEA é mais pormenorizada e vai mais longe que a API em termos gerais), viscosidade e desde que não seja imperativa a Jaso T-903, não vejo qual o problema de usar um produto auto.

Os motores a 4T são todos motores a 4T, sejam auto ou moto. O que pode diferir são as bitolas de avaliação em performance. No auto já quase ninguém usa a API (marcas europeias) e muitas marcas têm as suas próprias especificações e averbamentos.

"Grosso modo", se usarem um lubrificante com a ACEA A3 (gasolina, na linha de requisitos de uma API SJ em diante (embora sem se poderem comparar) e um SAE 10W-40 como viscosidade (nunca abaixo de um SAE 5W-40), podem experimentar sem dramas.

Óbvio, se é solicitada a especificação Jaso T-903 (MA ou MB) não devem por princípio fazer uma muda integral sem esse requisito. Mas ainda há muita moto a circular onde tal não é exigido, nomeadamente as clássicas ou antigas e a maioria das com poucos anos de circulação.

Há uma quinzena de anos atrás nem sequer existiam "normas" moto, pois simplesmente não estavam equacionadas, nem sequer existia ainda a ACEA! E o que veio trazer a diferença foi a norma Jaso T-903 4T (japoneza; posterior ao aparecimento da API SH e como resposta a esta), - que averba o trabalho das caixas de velocidade em lubrificação comum com o motor e dá para aplicar ns motos e nos poucos automóveis com esta característica técnica.

O que é o averbamento API senão um averbamento de performance a 4T auto originado nos USA? É aplicado a motos como uma "norma" de concenso pelos fabricantes de motos mas não vejo impedimento que se use a norma ACEA, europeia (mais recente e apurada), muito embora visse com muito bons olhos que os fabricantes de motociclos da ACEM (que já se formou), passasse a averbar também os lubrificantes, tal como acontece com os fabricantes automóveis da ACEA (onde está representado um fabricante "comum" com as motos, a BMW).

Nos tempos de crise que atravessamos, em que o marketing e a ganância dos fabricantes de motos / auto e de lubrificantes está no limite, é sempre bom podermos saber que, com os devidos cuidados, tanto podemos usar um produto moto no carro como vice-versa...

O carácter de alguém não tem a ver com as suas palavras, textos ou pensamentos avulsos! Mas sim, é-nos determinado pela estima, respeito e lealdade nos seus actos e conduta ética com que nos trata!
Voltar para topo
FerroH Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Data de adesão: 13/Julho/2006
  Citação de  FerroH Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 16:44
No caso do meu ferro-velho no manual diz assim: Se for necessário adicionar óleo e não for possivel encontrar os óleos que a marca recomenda ou "recomendava na altura" que é o SAE 20W50 ou mesmo o 10W40
Usar um óleo "própio para motores diesel" em que os óleos aceitaveis para motores diesel incluem os seguintes: CE, CF, CF-4 e CG-4.
As viscosidades recomendadas para os óleos para motores diesel, em ordem decrescente, são: 20W50, 15W40 e o 10W40.

E então sabiam desta? O meu ferro pode usar óleo pra motores diesel!... LOL 

Claro que como é evidente, esta pergunta não é para o Unico.
Live After Death.

Os Ferros...

Vendo Harley's... ;-)

Alugo quartos a Estudantes (meninas) ou a Professoras na zona de Lisboa
Voltar para topo
Apriliano Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Data de adesão: 18/Março/2007
País: Portugal
  Citação de  Apriliano Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 17:37
Motores diesel...gasóleo, podendo ser este agrícula. Agrícula, logo tractores...ò Ferro, afinal tens uma Harley ou um Massey Fergunson?!!!
Não me digas que afinal é uma charrua?!!!

Abraço!!!
Apriliano
Voltar para topo
FerroH Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard

Data de adesão: 13/Julho/2006
  Citação de  FerroH Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 17:43
Se calhar até é mesmo uma charrua... aquilo papa tudo... Ok óleo fula não convem... LOL De qualquer forma nos ultimos anos uso um óleo muito bom mas uma coisa é certa, o que disse acima está escrito no manual!

Abraço
Live After Death.

Os Ferros...

Vendo Harley's... ;-)

Alugo quartos a Estudantes (meninas) ou a Professoras na zona de Lisboa
Voltar para topo
Apriliano Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  Apriliano Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 18:20
O meu carro é um desel e a marca recomenda um Long-life, no caso em questão, Castrol SLX 0W-30. Já dei por mim a pensar se um 5W-40 não seria mais indicado.

PS: A tua mota não é nenhuma charrua, nem nada que se pareça...a força é que deve ser a de um tractor!!! E lavra, e lavra, e lavra...
Apriliano
Voltar para topo
Unico Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  Unico Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 18:33
Post criado por FerroH

No caso do meu ferro-velho no manual diz assim: Se for necessário adicionar óleo e não for possivel encontrar os óleos que a marca recomenda ou "recomendava na altura" que é o SAE 20W50 ou mesmo o 10W40
Usar um óleo "própio para motores diesel" em que os óleos aceitaveis para motores diesel incluem os seguintes: CE, CF, CF-4 e CG-4.

As viscosidades recomendadas para os óleos para motores diesel, em ordem decrescente, são: 20W50, 15W40 e o 10W40.

E então sabiam desta? O meu ferro pode usar óleo pra motores diesel!... LOL 

Claro que como é evidente, esta pergunta não é para o Unico.

Pois é, uma HD Fat Boy é algo idiossincrática em termos de lubrificantes...

De facto, até há pouco tempo a HD dava como alternativa o uso de lubrificantes Diesel... Isto terá a ver com o facto de normalmente (para a época) serem mais viscosos para aguentar a elevada taxa de compressão (Diesel). Mas, por sinal, poucos anos atrás, a HD rendeu-se aos 100% sintéticos e já não se fala muito em minerais Diesel...

Pessoalmente, não usaria nada abaixo de um CF-4 e preferivelmente um CG-4.

Vendo bem, no pouco diferem os dois tipos de motor em termos de lubrificantes é em algum tipo de aditivação mais específica como por exemplo os aditivos redutores de ênxofre nos Diesel.

Não fazem grande mossa nos motores a gasolina, pois não são necessários...

Por outro lado, muitos produtos gama auto até contêm especificações de performance gasolina e diesel e podem ser usados indiscriminadamente num ou outro tipo de motores...

Tal não surge "evidente" nas especificações base mais visíveis mas normalmente no verso da embalagem, surgem as especificações "próprias" de cada marca e por aí fica-se a saber...

Para a HD, é sobejamente conhecido a especificação de um SAE 20W-50. Que em meu entender, pode ser um SAE 15W-50 sem problema algum.

Começar a descer na viscosidade base é que só o faria acrescentando um radiador de óleo e respectivo termostáto. E, nesse caso um bom SAE 20W-40 pode muito bem ser usado, com as vantagens de relação qualidade-preço.

Curiosamente, muito poucas marcas detinham essa viscosidade, muito interessante, entre elas a Galp com um produto muito evoluído mas na antiga gama Moto Action, o Galp M4T.

Actualmente, pelo menos na gama Galp Performa Motos, vendida nos hipermercados, não colocam a norma SAE que averba o produto no mineral 4T, o que (já me referi a isso noutro tópico) considero uma valente calinada técnica e um retrocesso nas políticas seguidas até aqui de transparência, integridade e informação ao consumidor acima de tudo (retirar informação técnica não direi que é uma calinada de marketing - entendo o que pode estar por detrás - mas, opções são opções e terão a devida repercussão nos consumidores).

Em meu entender, o facto de não se ter evoluído desde 2002 a "gama" para o API SL ou mesmo o API SM, a juntar ao declínio informativo, demonstra ainda mais a possibilidade de a Galp deixar este segmento motos a breve trecho e em absoluto, o que me desgosta profundamente, como podem calcular...

Ainda assim, aproveitem enquanto apanharem embalagens da antiga gama Moto Action. Procurem nos postos escondidos, tipo terrinhas de interior... Sei de preços impensáveis para produtos que de forma alguma se degradam com o tempo, se bem armazenados.

Voltar para topo
Unico Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  Unico Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 01/Setembro/2009 às 18:45
Post criado por Apriliano

O meu carro é um desel e a marca recomenda um Long-life, no caso em questão, Castrol SLX 0W-30. Já dei por mim a pensar se um 5W-40 não seria mais indicado.

PS: A tua mota não é nenhuma charrua, nem nada que se pareça...a força é que deve ser a de um tractor!!! E lavra, e lavra, e lavra...

Ó Apriliano...

Só deves usar a viscosidade SAE 5W-40 se a marca o permitir no manual do carro (range de viscosidades permitido).

Podes contudo usar um SAE 5W-30 sem problemas ou mesmo um SAE 10W-30 (raros) com as devidas vantagens em termos de relação qualidade-preço.

Atenção porém ao aspecto "Long-Life" ou seja, tem de ser um produto capaz de "aguentar" os "longos" intervalos entre mudas (já agora, quanto: 40-50000 Km, mais?. Logo, opino que é quase imperativo ser um 100% sintético e desse género, "Long-Life".

Voltar para topo
Virago535 Drop-Down Menu
Condutor de Fim-de-Semana

Data de adesão: 06/Novembro/2005
  Citação de  Virago535 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 03/Setembro/2009 às 21:25
Boas único o meu nome é henrique e recentemente adquiri uma rs 125 para dar umas voltas de les a les, gostava de saber qual o melhor oleo (dentro do razoavel 10/15 euros o litro) para esta moto?

Falo oleo para motor e para o autolube, acho que nao disse nada de errado pois nao? é que já tive dt's á muito tempo, agora nao sei bem o que será mais indicado para os 2 tempos.

Obrigado.
Voltar para topo
Unico Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  Unico Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 04/Setembro/2009 às 01:09
Post criado por Virago535

Boas único o meu nome é henrique e recentemente adquiri uma rs 125 para dar umas voltas de les a les, gostava de saber qual o melhor oleo (dentro do razoavel 10/15 euros o litro) para esta moto?

Falo oleo para motor e para o autolube, acho que nao disse nada de errado pois nao? é que já tive dt's á muito tempo, agora nao sei bem o que será mais indicado para os 2 tempos.

Obrigado.

Meu caro,

Já escrevi muito sobre a forma correcta de "funcionar" para escolher o lubrificante...

No lugar de me perguntares as coisas como se eu fosse uma enciclopédia ambulante de manuais de motos, sugiro que vás ao manual da RS 125 e verifiques o que lá vem na página dos lubrificantes e recomendações / especificações.

Depois sim, se tiveres dúvidas, faz o favor de perguntar.

Voltar para topo
Virago535 Drop-Down Menu

Data de adesão: 06/Novembro/2005
  Citação de  Virago535 Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 04/Setembro/2009 às 01:18
Post criado por Unico

Post criado por Virago535

Obrigado.

Meu caro,

Já escrevi muito sobre a forma correcta de "funcionar" para escolher o lubrificante...

No lugar de me perguntares as coisas como se eu fosse uma enciclopédia ambulante de manuais de motos, sugiro que vás ao manual da RS 125 e verifiques o que lá vem na página dos lubrificantes e recomendações / especificações.

Depois sim, se tiveres dúvidas, faz o favor de perguntar.

Boas sei que ja escreveste bastante acerca dos mesmo mas nao tenho o manual da moto, so pergunto mesmo isto pois sei o teu conhecimento acerca de optimos oleos e que a mim (leigo) não sei o que esperar.

A rs 125 é uma moto muito delicada neste ponto, na vfr já pesquisei e encontrei um optimo, nesta não sei mesmo daí a perguntar.

Se alguem souber alguma dica pela expriencia que tem é bem vindo pois não quero facilitar.

Cumprimentos
Voltar para topo
Apriliano Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard

Citação de  Apriliano Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 04/Setembro/2009 às 08:20
Post criado por Unico

Atenção porém ao aspecto "Long-Life" ou seja, tem de ser um produto capaz de "aguentar" os "longos" intervalos entre mudas (já agora, quanto: 40-50000 Km, mais?. Logo, opino que é quase imperativo ser um 100% sintético e desse género, "Long-Life".

A marca recomendava mudas a cada 20000 kms. Penso que nos novos modelos já se fala em qualquer coisa como os 30000 kms.

Assim que comprei o carro, procedi a uma revisão completa na marca. Levou óleo do qual enumerei anteriormente.
Passados 19000 Kms (1 ano) voltou a fazer nova revisão. Sinceramente, e apesar de ser um long-life, não gostei muito do aspecto do óleo ao fim desta quilometragem. Não por estar com uma coloração negra, algo de normal, mas sim pelo seu carácter meio "pastoso".
Devido a questões profissionais, tenho andado muito menos com o carro, desde então. Um ano e meio após a última revisão, possui apenas 5000 kms realizados.
Não irei realizar já a revisão, pois segundo o manual de instruções, viaturas que façam pouca quilometragem anual e equipadas com este tipo de óleo, não existe qualquer tipo de problema em proceder à revisão a cada dois anos.

Não penso deixar chegar a tanto...

Abraço!!!
Apriliano
Voltar para topo
 Responder Responder Página  123 4>

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu

Página aberta em 0.219 segundos..