Motonline Homepage
Página Inicial do Fórum Página Inicial do Fórum > COMUNIDADE > GERAL
  Tópicos Activos Tópicos Activos
  FAQ FAQ  Procurar o fórum   FAQ Chat (0)   Calendário   Registar Registar  Entrar Entrar

Agarrar mota ao atrelado

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rupa Drop-Down Menu
Recém-Chegado
Recém-Chegado
Avatar

Data de adesão: 11/Agosto/2004
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 2
  Citação de  rupa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Tópico: Agarrar mota ao atrelado
    Enviado: 11/Agosto/2004 às 16:54

Carissimos amigos,

Vou ser muito breve. Amanhã instalo gancho de reboque no carro e vou comprar um atrelado para a mota. Tenho uma CBR1100XX. Quero algumas dicas sobre os 'pontos' que deverei levar em conta para agarrar a mota em segurança ao atrelado, nomeadamente, as correias de segurança onde passam na moto, onde agarram, como prender a roda da frente, etc.

Desde já o meu MUITO Obrigado.

RR
Voltar para topo
RomKnight Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard
Avatar

Data de adesão: 06/Julho/2004
País: Portugal, LISBOA
Estado: Offline
Mensagens: 1642
  Citação de  RomKnight Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 16:56
o atrelado nao e' proprio para motos? deve trazer instrucoes junto com os acessorios para segurar a mota... :D ha' varias maneiras de segurar o bicho.

ja' agora, se fosse uma mota de cross ainda percebia mas tendo um sport touring.. porque nao fazes a viagem de mota???
One R6 to rul'em ALL
Using "The Sixth Sense" since '99
Voltar para topo
luismgo Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard
Avatar
Membro Honorário

Data de adesão: 03/Novembro/2003
Estado: Offline
Mensagens: 3836
  Citação de  luismgo Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 17:01

é pa, nao sei nenhuma dica pa ti, mas aconcelho-te a amarrares aquilo da melhor maneira...

devia ser triste olhares para o retrovisor e veres uma XX a ir de rojo...

Voltar para topo
Megatron Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard
Avatar

Data de adesão: 19/Março/2004
Estado: Offline
Mensagens: 2186
  Citação de  Megatron Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 17:07

Antes que ponham aqui mais comentários inuteis, deixa-me dizer como uma vez prendi a Dragstar do meu pai:

 - Cintas nas rodas

 - Cinta à volta do assento(e presas ao atrelado, obviamente)

 - Nunca ponhas nada a preso ao descanso, pois qualquer solavanco, pode fazer com que o descanso se recolha... e pimba... mota para o lado.

E acima de tudo.. cuidado com a condução.

"... And Justice For All!"
Feliz dono da BlackBee por 8 anos.
Agora temporariamente "enlatado".
Voltar para topo
Borgas Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard
Avatar

Data de adesão: 21/Abril/2004
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 1475
  Citação de  Borgas Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 17:47

Olá a Todos

Deverás passar uma cinta por cima do BANCO, para fixar a parte traseira da mota, e a outra deverá agarrar na SUSPENSÃO DA FRENTE.

Deverás ter especial cuidado com as carenagens, como é óbvio, mas ainda mais cuidado de se for uma viagem Longa, pára várias vezes e verifica se continua tudo em boas condições.

Atenção, não deixes a mota "presa" ao atrelado após a teres levado ao destino, pelo menos "desamarra-a", devido ao esforço que as cintas exercem na suspenção traseira e dianteira

Abraço e Boas Curvas

Edit= Julgo já haver um tópico disso por aí =Edit

Voltar para topo
admin Drop-Down Menu
Administrador
Administrador
Avatar

Data de adesão: 26/Janeiro/2003
Estado: Offline
Mensagens: 1651
  Citação de  admin Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 17:56

A ciência de fixar bem uma moto a um atrelado envolve boas cintas, bons apoios do atrelado para fixar as cintas, e fixar a moto de modo a que não se incline para um dos lados, nem deslize para trás e para a frente, com o movimento do atrelado em andamento. Há alguns procedimentos "obrigatórios" para prender uma moto a um atrelado, conforme os pontos abaixo.

1 - meter a moto no descanso lateral (para manter a moto inclinada já para um dos lados, tornando mais difícil o balancear da moto)

2 - engatar 1ª mudança (ajudando a que a moto não deslize nem para a frente nem para trás)

3 - fixar bem as cintas de moto a que as suspensões fiquem sobre pressão (para desta forma, as suspensões não trabalharem para cima e para baixo quando o atrelado passar por ressaltos ou buracos, uma vez que estão já em baixo e sobre tensão)

4 - escolher cintas largas com esticadores de alavanca que permitem esticar sem grande esforço as cintas, ajudando a baixar as suspensões.

5 - nos pontos de fixação das cintas na moto, ter em atenção para não deixar a cinta tocar nas carenagens pois com o movimento, o material das cintas acaba por fricionar nas carenagens queimando-as.

6 - escolher pontos da moto sólidos e bem fixos à estrutura principal (quadro ou subquadro) da moto

7 - escolher bem os apoios do atrelado por onde passar as cintas para evitar que deslizem de alguma forma, ou que passem nalguma zona cortante, e assegure-se de que são pontos robustos.

8 - verificar que a moto não tem qualquer folga em nenhuma das direcções (fazer força de um lado para o outro na moto, de cima para baixo, e para a frente e para trás para verificar se a moto está realmente fixa e se não tenderá a criar folgas nas cintas)

9 - quando em andamento, verificar se a moto não oscila muito, e passado alguns quilómetros, parar para verificar se as cintas não criaram folgas.

 


Não fujam, não!!!

Voltar para topo
ElitDarkPhoenix Drop-Down Menu
Aspirante a Motard
Aspirante a Motard
Avatar

Data de adesão: 19/Dezembro/2003
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 2208
  Citação de  ElitDarkPhoenix Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 18:00
A falta de melhor pega em 10 rolos de fita cola grossa e emrrola a moto ao atrelado  assim tipo mumia!  Olha tou para aqui a brincar mas secalhar rezultava... E ficava impermiavem e td!
My hearth… Is cold… My soul… Is free… I am a Stranger in your Land…
Honda CB 500 1998 Preta
Honda CBR 600 F 2000 Preta
Suzuki GSX1300R Hayabusa 2009 Preta
<-- Niko 2001/2007 Preto
Voltar para topo
rupa Drop-Down Menu
Recém-Chegado
Recém-Chegado
Avatar

Data de adesão: 11/Agosto/2004
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 2
  Citação de  rupa Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 18:07

Agradeço sinceramente todas as respostas, mas não posso deixar de destacar o FANTASTICO (textualmente e gráficamente) trabalho do Admin.

Quem sabe, sabe!

Até breve a todos.

RR
Voltar para topo
mmr_tt Drop-Down Menu
Verdadeiro Motard
Verdadeiro Motard
Avatar

Data de adesão: 17/Junho/2004
Estado: Offline
Mensagens: 3947
  Citação de  mmr_tt Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 19:16
É por isso que o ADMIN é venerado como um deus ...
!LAPMYLOVEPUMP!
Voltar para topo
projorge Drop-Down Menu
Maçarro
Maçarro
Avatar

Data de adesão: 06/Agosto/2004
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 89
  Citação de  projorge Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 19:48

Boas.

De facto a mensagem do admin é muito esclarecedora, é sempre útil ter informações deste tipo. Parabéns!

Relembro apenas o facto de não se esquecerem de engrenar a moto e de colocarem as suspensões sob pressão, para além das imprescindíveis correias.

Façam uma condução ligeira, de preferência em AE, evitando buracos e muitas mudanças de direcção.

Boas voltas,

JS

Voltar para topo
paralelo Drop-Down Menu
Cinquenteiro
Cinquenteiro
Avatar

Data de adesão: 17/Março/2004
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 369
  Citação de  paralelo Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 20:38
boas eu tenho um atrelado para uma mota e digo-lhe uma coisa.
atrelados só para motas de cross ou quando a nossa mota avaria.
1º é um sufoco ver a mota pendurada no atrelado sempre com medo de a ver cair.
depois as cintas amarradas sejam onde forem riscam tudo.
a minha mota ficou com o quadro riscado nas partes onde levou cintas.
numa viagem com uma mota no atrelado há que ter os seguintes cuidados:
comprar boas cintas, tipo da macos (akelas cor de laranja)
fazer uma viagem tipo cruzeiro ( entre os 80 e os 100km/h)
evitar travagens e acelerações bruscas.
as estradas com mau piso só se devem evitar se o atrelado for directo, ou seja se não tiver suspenção nas rodas traseira. o meu por exemplo tem um conjunto tipo barra de torção que absorve muito bem as irregularidades do piso.
quanto a amarrar a mota não esquecer:
travar a mota com a caixa.
enrolar uma fita á volta da roda da frente e outra na traseira. na roda da frente como medida de segurança. enrolar um cadeado á volta da roda e do suporte da roda do atrelado ( depende da largura da roda da mota, numa roda muito larga, o cadeaodo não aperta.
depois enrolar duas fitas que passem de um lado a outro da mota( tipo pelo quadro)
depois se ainda achar que a mota não estará segura, va apertando mais fitas no sentido inverso ao que a mota parece querer cair...
Viajar em portugal, só de motorizada nacional!!
www.motorizadas50.com

Voltar para topo
MAD Drop-Down Menu
Condutor de Fim-de-Semana
Condutor de Fim-de-Semana
Avatar

Data de adesão: 21/Julho/2004
País: Portugal
Estado: Offline
Mensagens: 871
  Citação de  MAD Citação de   ResponderResposta Link directo para esta Mensagem Enviado: 11/Agosto/2004 às 22:17

Já disseram tudo (bom trabalho como sempre).

é só para crescentar que no outro dia um reboque (carrinha de reboque de carros normal) para transportar a minha mota:

colocou a mota em segurança como diz o Admin engatada e descanço lateral,

passou as cintas, uma de cada lado, a meio da mota, na parte central do quadro, logo atrás do motor.

apertou bem, as suspensões foram abaixo e a mota nem se mexia.

abraços

Voltar para topo
 Responder Responder

Ir para Permissões do Fórum Drop-Down Menu



Página aberta em 0.219 segundos..